maira marti chmd gazetanova



Mais pesquisa, mais alimento

E-mail Imprimir PDF

 Como sou do meio rural, filho de produtor familiar, sei bem o que o trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária representa para os trabalhadores rurais. Nesse sentido, queria parabenizar os técnicos e pesquisadores da Embrapa pela passagem dos seus 40 anos de Brasil.

 Acredito que das sessões solenes que a Assembleia Legislativa do Acre promoveu, as que eu tive a oportunidade de fazer a cobertura, a desta quinta-feira, 16, para homenagear a Embrapa/Acre foi a melhor. Bem organizada.

 Além disso, a Embrapa/Acre tem um grande pesquisador chefiando a Empresa, o pesquisador Judson Valentin, que diria sem medo de errar tem feito um importante trabalho junto aos produtores. É prático. Homem que vai a campo. A inclusão das leguminosas, como o amendoim forrageiro, nas pastagens acreanas é extraordinária. Digo por que conheço essa realidade.

 A distribuição de mudas de bananeiras para os produtores é outro fantástico projeto da Em-brapa/Acre. Pena que os investimentos em pesquisa ainda sejam pequenos pelo Governo Federal, poderíamos avançar ainda mais na produção de alimentos. Já passou aquela época em que o produtor trabalhava com base apenas no conhecimento empírico, atualmente é necessário unir a prática ao conhecimento científico. Incorporar novas tecnologias.
Precisamos avançar e preparar o produtor rural do futuro. Não entendo o porquê de termos um colégio agrícola tão ‘frágil’. Não quero dizer que não temos e que não há ações. Mas poderíamos, sim, fortalecer nossos colégios agrícolas. Poderíamos aproximar nossos acadêmicos de engenharia agronômica dos produtores rurais.

 Tenho a impressão que a Embrapa, mesmo sendo apenas uma empresa voltada à pesquisa, ela conseguiu nos últimos anos, e digo em especial no Acre, apaziguar os conflitos agrários, isso porque no momento em que ela leva ao pequeno produtor rural, tecnologias e essas tecnologias trazem ao homem do campo um aumento da produtividade, significa dizer que há uma redução nas desigualdades sociais e por consequência, uma redução nos conflitos agrários.

 Por todos os feitos da Embrapa eu queria deixar registrado aqui os meus sinceros parabéns a todos os que fazem dessa empresa ser referência em pesquisa não só em termo nacional, mas referência mundial. Só preservaremos a Amazônia e os demais biomas quando realmente as pesquisas estiverem ao alcance dos que realmente precisam: os produtores rurais.

JOSÉ PINHEIRO,  jornalista da equipe de A GAZETA
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 48
 
 
 
 
 

Videos

Fotos de eventos

coluna0104
 Jussara Holanda
Segunda-Feira e Sexta-Feira

Editorial

Imperdoável e irresponsável

 Passada a estridência da Operação G-7, desencadeada pela Polícia Federal com as primeiras medidas judi-ciais tomadas, este Estado precisa retomar o quanto antes suas atividades para não engessar os diversos setores da economia, com sérios prejuízos para a sociedade.

Leia mais...

Clima

Partly cloudy

31°C

Rio Branco

Partly cloudy